Vira Lata ou SRD

Vira Lata ou SRD

Embora a subjetividade seja característica pessoal de cada um, acima de tudo isso é um estudo baseado em estatísticas, e o fato é que, de todas as raças, a Vira Lata é a preferida e mais querida pelas pessoas.

Por mais incrível que essa constatação pareça, nesse sentido é pura verdade, em vista disso, vamos tentar explicar o porquê. 

Notadamente, esses cãezinhos são os mais populosos e devido viverem muitas vezes na rua, alguns consequentemente acabam sendo adotados (felizmente). Por conseguinte, aqui se explica em partes por que possuem maior popularidade.

Origens dos Nomes

A expressão Vira Lata que os designa tem origem do seu passado. Por pertencerem a classe menos abastada da sociedade canina, eles viviam perambulando, famintos, pelas ruas.

Em vista disso, os lixos depositados em latas nas calçadas tornavam-se fonte de alguma caloria através dos restos de comida ali encontrados. Infelizmente, essa realidade histórica é do mesmo modo atual, e muitos desses cães ainda sobrevivem assim.

Já o termo SRD significa “Sem Raça Definida” tendo em vista que a “liberdade” com qual muitos vivem, facilita o contato e o cruzamento com cães de diversas raças.

Salienta-se ainda que  o rápido alcance da puberdade na espécie canina em situação de rua, torna a miscigenação mais acelerada.

Comportamentos

Como dissemos anteriormente, a empatia por esses cães se dá por muitas outras razões que divergem da simples compaixão. 

Apesar desses peludos não possuírem pedigree, são inegavelmente  agraciados de forma natural com as mais diversas qualidades.

Logo, a primeira delas é que são os detentores da fama de serem os mais fiéis aos donos e semelhantemente de  possuírem maior resistência as doenças.

Existe um contraponto nesta estória: há quem diga que essa resistência é mítica. Contudo um fato é verdade: devido essa “fama”, muitos donos deixam de vacinar os cachorros – porque acreditam que são mais resistentes.

Consequentemente essa atitude permite que a imunidade dos bichinhos fique aberta as mais diversas doenças. Portanto, sempre vacine seus cães independente das raças.

Esses cães demonstram, além disso, com muita  facilidade e rapidez ao seu tutor, sua inteligência, expertise e afeto. São muito brincalhões e alem do mais, donos de uma personalidade forte.

Devido à falta de padronização na cruza dessas raças, seus comportamentos são variados, pois provém de duas ou mais raças. Embora haver essa dificuldade para traçar sua personalidade, as característica citadas acima são as mais presentes.

Deste modo, cabe sempre aos olhos atentos do proprietário ou do tutor observar e conhecer o pet assimilando seus traços de personalidade pessoal, seu humor, costumes etc. 

Receba Atualizações

Não enviamos Spam.