Poodle

Poodle: dos pântanos aos palácios, dos salões da moda às nossas casas

Os ancestrais que originaram a raça Poodle eram, sobretudo, grandes caçadores no pântano. Anteriormente, eram hábeis  em caçar principalmente aves aquáticas que viviam nesses biomas

Então, com o tempo, foram miniaturizados e levados aos palácios. Sua beleza conquistou os súditos que tornaram a raça muito prestigiada.

Mais tarde, graças a seus pelos em forma de corda, espessa e lanosa conquistaram, também, os salões da moda.

Entre os poodles famosos podemos citar, inclusive, os dançarinos das festas nos grandes salões promovidas pela aristocracia européia no século XVI. Em 1787, onde Beethoven a compôs a “Elegia à Morte de um Poodle”.

História do Poodle

A história do poodle se funde com suas habilidades e se confunde com a sua origem.

A forma da tosa, por exemplo,  foi moldada com o propósito de aprimorar suas habilidades de caçada. Isto porque, devido ao atrito com a água, seus pelos densos eram tosados para garantir maior agilidade. Mas, por causa do frio, partes dos seus pelos eram preservados, com o fim de aquecer regiões do corpo mais sensíveis as temperaturas baixas. Daí surgiu o estilo de tosa diferenciado.

Contudo, as suas origens são controversas. Segundo a Federação Cinológica Internacional, o Poodle descende da França. Os franceses por muito tempo requereram a criação da raça. 

Porém, há muitas referências as quais concedem aos alemães a criação do Poodle, ainda que cruzado com outras raças, como o barbet francês. 

Por conseguinte, prevalece a  informação de que a origem  se deu, de fato, em solo Francês, conforme é informado pela federação de standard. 

Poodle

Características do Poodle

Possuem até 4 variações de tamanho sendo a mais querida pelo público a Toy. Também foram as menores, as mais antigas, com exemplares desde 1700, mas, somente 200 anos mais tarde, foram reconhecidos.

 

Poucos países reconhecem a variável poodle anão, porque alguns experimentos de cruzas mal sucedidas na década de 50 – que objetivavam prolongar a longevidade dos diminutos – gerou certo preconceito que, com o passar dos anos, foi redimido.

 

Entre as variáveis maiores encontram-se os animais mais dóceis. Esses, por conseguinte, foram classificados como bons cães de companhia com fácil adaptação em famílias que possuem ambientes maiores. Vejamos pois as 4 variáveis:

Poodle Mini ou Poodle Anão

 

Muito desconfiado com estranhos, esse cãozinho mede em torno de 25 cm a 28 cm. Desta forma, é bastante observador e chama a atenção o grande apego aos seus donos. Devido ao tamanho, não passa de 8 kg e conta com uma expectativa de vida aproximada de 12 anos.

 

Poodle Toy

 

Os poodle dessa variável são os mais admirados e do mesmo modo, mais desejados. Dono de um comportamento alegre e brincalhão, é um cão muito leal aos tutores. Seu tamanho é inferior aos 28 cm. Costuma ser muito leal e defensor do ambiente e dos seus próximos, inclusive os donos.

 

Poodle Médio

 

O poodle médio é um excelente cão de companhia. Sua altura está entre 35 cm a 45 cm e a expectativa de vida também gira em torno de  12 anos.

 

Poodle Standard

Entre todos os poodles este é o maior, medindo  até 60 cm, possui características similares as do Poodle Médio. Ideal para desfiles e competições já que exibe uma pelagem bastante volumosa e despojada, ainda por cima, é um belo trotador.

Características Poodle

Pelagem do Poodle

De cores preta, marrom, branca e cinza (de acordo com padrões CBKC/FCL). Por outro lado, a ACB aceita semelhantemente as cores pretas, brancas, marrons, e ainda mais os tons azuis, champanhe, e prateados.   A pelagem pode ser encaracolada ou cacheada ou, ainda, encordoada.

Necessita de tosa constante mas possui a vantagem de propiciar diversos cortes elegantes. 

Comportamento do Poodle

É um cão super sociável e dócil. Dentre as raças de pequeno porte considera-se está, a mais sábia.

 

Seu comportamento denota uma fidelidade sem igual, de tal modo que o extremo apego ao dono faz com que vá acompanhá-lo onde quer que ele for. 

 

Possui grande capacidade e velocidade de aprendizagem pois é considerada a segunda raça mais inteligente do planeta.

 

São muito afetuosos, adoram brincadeiras com atividades esportivas e são donos de uma resistência enorme; portanto, não se entregam fácil ao cansaço.

 

Adestramento do Poodle

O adestramento dessa raça possui a imensa vantagem de que possuem alta capacidade de memorização. Graças a essa habilidade, os poodles conseguiram emprego fácil na área circense, por exemplo.

Deste modo, quanto mais cedo iniciarem a aprendizagem melhor será a assimilação. A convivência com humanos e o hábito de passear e brincar igualmente estimulam o aprendizado.

Conheça algumas técnicas de adestramento na nossa página Dicas de Adestramento de Cães.

Poodle e os Latidos

Possivelmente, se você é dono de um poodle sabe: um incômodo bastante difundido pelos proprietários desta raça é sobre seus latidos.

Devido seu comportamento protetor e habilidade observadora, tende a latir bastante, seja na presença de estranhos ou na ausência dos donos.

Caso isso venha lhe trazendo transtornos, respire;  é indubitavelmente possível amenizar a situação através de muito carinho, exercícios e preparo.

Recomenda-se a procura por serviços de  adestramento caso necessite de auxílio profissional.

O adestramento precoce contribui até  nesse aspecto e terá melhor aproveitamento da inteligência do bichinho.

Doenças Do Poodle

Conhecer as doenças que mais acometem essa raça proporciona a capacidade de prevení-las e/ou identificá-las. Desta forma, as doenças mais diagnosticadas em cães desta raça são a Adenite Sebácea, halitose, doenças periodontais ou catarata.

 

Adenite Sebácea: trata-se de uma doença de pele causada na maioria dos casos por ordem genética. Pele escamosa, irritada e a perda de pêlo são os principais sintomas. 

 

Halitose: trata-se do mal cheiro que provém da boca do animal e pode ter diversas causas, podendo ser  o primeiro sinal de diversas patologias.

 

Doenças Periodontais: geralmente as primeiras manifestações ocorrem após os 5 anos de vida do animal e são geradas por diversas situações como tártaro, gengivite e placa.

 

Catarata: pode ter origem hereditária embora costuma manifestar-se em cães com idade avançada. Caracteriza-se pelo aspecto opaco e esbranquiçado do glóbulo ocular. Essa película cria um bloqueio da passagem da luz dificultando ou impedindo a visibilidade.

 

Dois Poodles na rua

Quanto Custa Um Poodle?

Nós somos enfáticos em alertar quanto a necessidade de tomar certos cuidados na aquisição de um animal comprado. 

Assim, são necessárias precauções quanto a origem e saúde dos cães padreadores e da semelhantemente das matrizes do canil. 

Quanto ao filhote,  informações da saúde do mesmo e fornecimento de  laudo de profissional veterinário sobre sua saúde são válidos. Apesar de parecer lógico esses cuidados, muitas pessoas simplesmente os ignoram. 

Em conclusão, os valores encontrados variam de região para região e conforme o gênero do animal, sendo o preço das poodles fêmeas um pouco mais caros. A média desta raça está entre R$ 900,00 a R$ 1300,00 conforme a linhagem.

Em suma, esse cãozinho elegante se bem cuidado e treinado, tem enormes chances de proporcionar muita alegria e externalizará  todo afeto que possui. Portanto, cuide do seu da melhor forma e colherá o melhor dele.  Sob o mesmo ponto de vista, se estiveres planejando adquirir um, considere suas condições e possibilidades de oferecer o melhor a sí e a ele sem maiores sacrifícios.

Receba Atualizações

Não enviamos Spam.

Produtos relacionados a Poodle
Capas Smatphones Poodle