Pug

O que marca o cão da raça Pug é a amabilidade

O cão da raça Pug é inquestionavelmente muito amigável com as crianças. Possui uma fisionomia divertida e distinta, de tal forma que é capaz de alegrar só de olhar. Esse dócil cachorro é originário da Ásia, provavelmente da China. Visto que foram encontrados manuscritos antigos nessa região. Essas descrições datam de 700 AC e muitas foram encontradas em obras de arte.

Assim, da china o pug caiu no gosto dos europeus, figurando em várias pinturas de retratos de famílias nobres, até chegar as terras tupiniquins

O pug tem uma personalidade protetora, defendendo seus donos se assim entender necessário.

Salienta-se que seus donos precisam ter um cuidado especial a sua alimentação, pois possuem grandes tendências à obesidade.

Comportamento do Pug

Seu comportamento é dos mais elogiados, possui facilidade de interação com outros animais e também com as pessoas, incluindo estranhos. Serenidade e determinação são seus traços característicos, o que o torna temperamentalmente estável.

Geralmente é escolhido por essa razão entre as famílias, principalmente por aquelas que já possuem outro animal de estimação em casa. 

Além disso, faz-se necessário destacar que o Pug se adapta facilmente aos ambientes mais diversos; casas, apartamentos etc.

Acresce-se ainda que, se um Dog Walker tiver mais de um passeio concomitante com o Pug, vá tranquilo, as chances do Pug se dar bem com os demais cães são enormes!!

Tabela Pug

Curiosidades sobre o Pug

Todos damos nomes a nossos animais de estimação, assim como algumas raças também possuem variação de nomes dentro das próprias raças.

Algumas são para salientar determinadas características dentro de uma variação genética, outras ligadas a questões histórico culturais. Assim como também os nomes podem ter relações geográficas e regionais.

Nesse ínterim, a rota histórica que originou o cão da raça pug e outros fatores renderam-lhe vários nomes.

O caminho desde sua origem, na China, passando pela Europa até chegar na América,  deu-lhe 6 nomes.

A princípio, na china, seu nome original é : 巴哥犬.

Em seguida, quando chegou a Europa a partir do ano 1600, através  das rotas comerciais em navios holandeses, recebeu o nome de Mapshond.

Não só àquela época bem como atualmente, a Holanda usa esse nome ao cão da raça Pug.

Posteriormente, quando Willian III reinava na Grã Bretanha, esse cãozinho recebeu seu nome mais empregado e conhecido.

Pug significa, dessa forma, “cachorro diminuto”.

Primeiras Fotos de Pug

Desde então, muitos registros da raça surgiram e um dos primeiros admiradores de Pug foi o artista Wilian Hogart. Temos pinturas retratando esse cão de 250 anos atrás graças a ele.

Seguindo com os nomes, em 1800 na França, esse pet foi chamado de Carlino, tendo as variações de Carlin  e Carlini.  Isso deve-se a semelhança com a máscara negra utilizada em uma peça cômica interpretada pelo ator Carlino na época. 

Outrossim, na Alemanha, o Pug recebeu o nome de “mop” radical do verbo “moppen” que quer dizer: “de aspecto franzino”.

Em fim, os dois últimos; “Caganlino” , muito próximo da palavra “cagnolino” que significa “cãozinho” na Itália. Ademais, se chama Dogullo na Espanha. 

Por que então não damos um nome para ele aqui no Brasil também? (brincadeira)

Nomes do cão da raça Pug pelo mundo

Bandeira da China

巴哥犬

Bandeira da Holanda

Mapshond

Bandeira Inglaterra

Pug

Bandeira da França

Carlino

Carlini

Carlin

Bandeira da Alemanha

Mop

Bandeira da Itália

Caganlino

Dogullo

Latidos e Grunhidos do Pug

Ah! Não há porque se assustar com seus latidos e grunhidos, que dão a impressão que o animal está passando mal as vezes!

São na maioria das vezes característicos da raça latidos semelhantes a roncos e esses grunhidos. Apesar desse detalhe, o Pug é considerado um cão silencioso.

Quanto custa um Pug?

Alguns criadores relatam que a variação dos preços ora se dá pela idade, ora pela cor, ora pelo gênero. Quanto mais filhote, mais caro será. 

Claro que também há outras variáveis, essas devem ser levadas em consideração, tais como: procura, região etc

Mas, de acordo com pesquisas da equipe dogueando, um Pug pode custar em média de R$ 1.250,00 a R$ 2.600. 

Desconfie de ofertas ou preços muito baratos. Considere fazer uma sondagem com um especialista veterinário antes de adotar o peludo, pois o mesmo pode estar com uma doença grave, por exemplo.

Depois disso tudo, curta seu novo amigo com o maior carinho.

Receba Atualizações

Não enviamos Spam.