Adestramento de Cachorros – Princípios

Adestramento de Cachorros - Princípios

Adestramento de Cachorros

Princípio

do Adestramento

de Cachorros

Primeiramente, é necessário sondar se o animal está predisposto ao treinamento.

Forçar qualquer cachorro a fazer o que este não quer é desperdício de tempo e dinheiro.


Em outras palavras, o foco central do adestramento de cachorros é fazer do cão um companheiro leal e deixá-lo voluntariamente escolher permanecer ao nosso lado.

A recompensa é, sem dúvida, a forma mais correta de gratificá-lo por andar junto. E ela se faz necessária, visto que se entende por gatilho que motiva o cão a repetir determinado comando. Vejamos algumas formas:

A empatia 

cão x homem.

Para chegarmos ao ponto de encontrarmos essa sintonia com o peludo, o “encanto pessoal” deve se caracterizar, sobretudo,  pela nítida percepção do encanto do animal pelo adestrador.

É bastante comum, contudo, esse tipo de relação visível entre o dono e o cachorro, principalmente se foi adotado ainda filhote.

Autoridade

Uma relação de comando deve zelar pelo pronto atendimento do cachorro, seja por gesto, seja por palavras verbalizadas. A nossa voz deve possuir tal poder de encantamento.

Normalmente os animais assimilam conhecimentos facilmente, pelo fato de a voz, representar comumente nosso estado de espírito. Através dela o cão detecta nossos ânimos, percebe se estamos alegres, zangados, se vamos passear com ele, se ganhará algo ou não.



Conversar


Sabemos que os cães possuem um ouvido apurado, muito superior ao nosso. 

Com isto, a conversa com o animal ganha uma importância ímpar no aprendizado. 

Eles são, tal qual os humanos, animais sentimentais que querem afeto.  Atenção, carinho e companhia acima de tudo é o que mais desejam.

A empatia, dessa forma, se desenvolve principalmente pela conversa amigável e afetuosa com o animal, mas, existem outras maneiras de conquistá-lo.

Trocas

As crianças adoram receber presentes. Os cães, igualmente.  Qualquer objeto o qual lhe dê satisfação ou lhe agrade pode ser negociado.

Aqui falamos de brinquedos, como uma bolinha, um osso, uma pelúcia, ou mesmo uma madeira, galho, graveto.

Muito comum são os petiscos, desde ossinhos, biscoitos, pedaços de carne e pão. É importante, aqui, lembrar que o excesso desses alimentos pode ser prejudicial a saúde, e devem ser fornecidos com moderação.



 

A atenção Facilita o Processo

Conquistar o cão é fundamental. Sem conquistá-lo, você não terá a tenção dele e, consequentemente, o processo de aprendizagem será dificílimo 

O primeiro êxito no processo de adestramento de cachorros é obter a empatia do peludo.

Assim, se ele andar junto, receberá sempre nosso carinho e toda nossa atenção. 

Gratificar os pequenos gestos, os comandos etc são essenciais.

A punição se faz sem traumas, sem agredi-lo verbalmente (muito menos fisicamente), se pune através do boicote a recompensa.

A gratificação deve ser um ato contínuo, para que o cachorro associe determinados comportamentos a ela. Sempre que ele andar junto e se comportar como desejado, deve ganhar carinho e conversas amistosas como forma de recompensa.

Técnicas Para Transmissão de Exercícios

Alguns exercícios podem ser transmitidos mais facilmente de modo complementar ou, também, contínuo.

O treino de corrida, por exemplo, pode ser ensinado concomitantemente ao exercício de andar junto, ou de sentar ou ao de deitar. Deve-se alternar entre um e outro, aproveitando as pausas da corrida e vice-versa.

Ainda, sobre atenção e autorida, cabe lembrar um gesto muito importante durante a aprendizagem.  Ao colocar a mão sob o queixo do cachorro, erguendo-a de forma amistosa, estamos demonstrando que queremos toda sua atenção. Nesse momento, é oportuno conversar com ele e lhe oferecer um prêmio, uma gratificação, tal como um petisco, por exemplo.

O exercício mais fácil e confortável ao cão é o de ensiná-lo a sentar. Essa é uma importante oportunidade de começar por em prática o método da troca, e assim, fazer o cachorro perceber desde cedo, que sua atenção e submissão serão recompensadas.

A Gratificação Deve Variar

A medida que o tempo for passando, o comando torna-se menos atrelado a troca. Essa barganha inicial com o cachorro deve ser negociada com diferentes formas de gratificá-lo. Pois, dessa forma, ele dará mais valor ao que é intangível do que ao tangível.

Os cães agradam-se desde a pequenas coisas, como um elogio, contanto que, esse seja verdadeiro e carinhoso. Por um elogio ele fará o comando ordenado de forma prazerosa. Além disso, como já falado anteriormente, gratificá-lo com comida, frequentemente, pode desequilibrar sua dieta e trazer riscos  a sua saúde.

Adestramento de Cachorros

Os Sentidos Apurados Dos Cães

Outrossim, são as diversas situações do cotidiano que percebemos reações dos peludos as quais nos surpreendem.

Por exemplo, você está prestes a sair de  casa e seu cão percebe, como que por encanto, antes mesmo de você cruzar a porta. Suas reações de choro, grunhido ou de afastamento, porquanto, denotam esse pré sentimento.

Veja como o cachorro sente e percebe fatos e reações ao seu entorno.

Alguns adestradores vão além e creem que durante o adestramento de cachorros, os animais são capazes até de sentir sinais mentais dos seus pensamentos.

Reforçam a tese de que o cão fará muitas vezes exatamente o que se espera dele, simplesmente por mentalizar esse comando.

Dessa forma, é como se existisse uma indução mental, e o cão respondesse a esse comando consciente. Um pouco está ligado ao sentimento de confiança entre o animal e o adestrador, bem como também a comunicação pelos olhos que pode ser interpretada.

Sem dúvida, o adestramento de cachorros é tão estimulante, que torna-se bastante visível aos olhos de veterinários, adestradores e criadores de animais, a melhor percepção  dos sensores e sentidos, entre outros inúmeros benefícios.

Os cães são animais inteligentes com grande capacidade de aprendizagem, assim, só precisam de estímulo e treinamento constantes. Igualmente, exercícios regulares garantem, também, a boa forma e a saúde.

Receba Atualizações

Não enviamos Spam.

Dogueando © copyright ️2018

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução parcial deste conteúdo, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.

Contato:

Elogios, críticas, sugestões e contribuições: contato@dogueando.com.br

Empresas: mkt@dogueando.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

SiteLock