Animais em Ônibus: Como Transportar

Animais Em Ônibus:

Como Transportar De Forma Correta Seu Cachorro

Cachorro Em Ônibus

Animais em ônibus geram diferentes reações; seja encantando e alegrando alguns, seja causando reprovação e desconforto em outros. Na maioria das viagens acontecem as duas situações, concomitantemente. 

Devido a isso, por muito tempo, houve preconceito no transporte de animais em ônibus e muitas pessoas anteriormente, evitavam transportar seu bichinho por mero constrangimento. 

Felizmente, pois, os tempos mudaram; as pessoas estão mais tolerantes, mais informadas e em algumas cidades já existem leis garantindo o transporte de animais em ônibus .  Agora, vamos aprofundar o assunto, tratando especificamente do transporte de cães, mas a maioria das leis aqui citadas abrangem, também,  outros animais.

meu mercado em casa

Posso Levar O Cachorro No Ônibus?

Levar o cachorro no ônibus nem sempre é tarefa fácil. Como citado pouco antes, algumas pessoas não gostam ou se sentem incomodadas com a presença de animais em ônibus. Quem já levou seu cachorro em algum coletivo sabe que o pet pode latir alto, vomitar, urinar entre outros.  

Transportar Cães

Além disso, o tema já ganhou viés legal em muitas cidades, porquanto, já existem normas para esse tipo de circulação. Portanto, sim, é possível, o cachorro pode entrar no ônibus, desde que respeitada algumas regras que variam de cidade para cidade e em certas distâncias e trechos.

Animais Em Ônibus: Porto Alegre

Em Porto Alegre, desde o ano de 2015, pequenos animais já podem circular em ônibus e lotações.

Em resumo; pode ser transportado cães e gatos de até 10 kg no horário das 10h às 16h e das 21h às 6h limitado a 4 animais por viagem.

Resumo Transporte de Cães Porto Alegre

Contudo, a Lei 11.843 estabelece algumas exigências para transportar cachorro no ônibus:

  • Portar carteira de vacina do animal, com vacinas antirrábica e polivalente em dia;
  • O animal deve, pois, estar limpo;
  • Deverá, estar acomodado em caixa ou bolsa, resistente, segura, confortável e a prova de vazamentos e higiênica.
  • Todavia, em caso de necessidade de limpar a caixa do bichano durante a viagem, o proprietário deve desembarcar.

Atenção: conforme previsto na referida lei, em casos de latidos excessivos, a tripulação fica autorizada a solicitar o desembarque imediato do animal e de seu responsável.

Transportar Cachorro No Ônibus Em Viagem Intermunicipal

Levar o cachorro no ônibus entre viagens de uma cidade a outra no Rio Grande do Sul igualmente possui regras. De acordo com informações colhidas na página da Veppo, permissionária da Rodoviária de Porto Alegre, o transporte é igualmente permitido. Mas, diferentemente da capital, fica limitado a 2 animais.

Cachorro Paga Passagem De Ônibus?

Para esse transporte também é exigido pagamento de tarifa regulamentada em 50% do valor da passagem.

Ao embarcar, o proprietário deve apresentar atestado médico veterinário, de modo a evidenciar as boas condições de saúde do peludo. E nem só o atestado, mas também a carteira de vacinação precisa estar em dias .

Ademais, outra exigência é de que o cachorro esteja sedado, e seja transportado de forma segura e confortável para ele e para os demais passageiros.

Além dos dois animais é permitido paralelamente, o embarque de um cão guia.

Esses regramentos estão presentes na Resolução 4938/08 do Conselho de Tráfego do DAER – Departamento Autônomo de Estrada e Rodagem.

Transportar Cachorro No Ônibus Em Viagem Interestadual

Por conseguinte, já no âmbito federal, o direito de transportar animais em ônibus é assegurado pela Lei 2521/1998 da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANT .

Do mesmo modo, faz-se necessário observar e seguir as regras de embarque locais no que tange a limites de bagagem,  peso e onde podem ser transportadas.

No bagageiro do passageiro, por exemplo, a lei limita o transporte de um volume cujo peso máximo não exceda a 30 kg.

Ainda mais, não podem ser transportados soltos, devem estar em uma caixa de transporte.

Da mesma forma, é exigido espaço adequado, apropriado, seguro e confortável para o transporte de animais em ônibus. 

Destarte, a garantia da segurança da saúde do pet e dos outros passageiros deve ser assegurada.

Percebe-se que a educação, o bom senso, a cidadania e a cooperação definem bem como devemos transportar nossos animais em ônibus. 

Assim, o conforto do cachorro na viagem, sem inconveniência ou risco a saúde de todos é a forma mais correta de transportá-los.

Inclusive, se você ainda não viu nosso artigo Circulação de Cães – transporte em veículos privados – automóveis , dê uma olhada. Certamente encontrará excelentes dicas sobre como transportar seu cachorro em carros.

Enfim, de resto é só curtir o passeio e/ou deslocamento da melhor forma.

Transporte Cães em Coletivos
Receba Atualizações

Não enviamos Spam.

Deixe uma resposta